segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

egoísmo x altruísmo

Certas atitudes presenciadas por mim no decorrer dos últimos dias, me fizeram pensar no quanto as pessoas utilizam seu tempo pensando nos outros e em si mesmo.

Hoje em dia nem é preciso fazer muito esforço pra arriscar o vencedor da batalha "egoísmo x altruísmo". Para a maioria dos terrestres, o fato de ser obrigado à convivência entre os humanos não os torna mais altruístas, pelo contrário, eles parecem ser dominados pelo sentimento de revolta, fazendo com que o egoísmo vença essa guerra de modo altamente covarde. 

Parece que nas últimas décadas, ver uma pessoa colocar seus sentimentos, interesses, desejos e opniões em primeiro lugar é bem mais fácil do que encontrar alguém disposto a ajudar (voluntariamente) o próximo. O egoísmo parece ter se tornado um dos piores males da humanidade e sem preconceito de raça, credo, sexo, nem idade. Ele atinge desde o presidente dos países mais poderosos do mundo até o rapaz que espera junto com você na fila da padaria. É engraçado, parece ser uma coisa inevitável já.

Às vezes tenho a impressão de que deve estar na hora de tentar diminiuir isso e virar essa batalha. Sei lá, isso me incomoda. Tenho a impressão de que se pelo menos metade das vezes que fôssemos pensar em nós, pensássemos no próximo, deveria, como de forma automática, ficar tudo melhor. Tô certa?



Emanuele Cavalcanti.

Nenhum comentário: