quinta-feira, 17 de julho de 2008

ficar sem domínio

Fui procurar no dicionário o sentido da palavra "perder" e ta aqui os resultados mais interessantes:

1.Ser privado de (coisa que se possuía); ficar sem o domínio, a propriedade, a posse de.
2.
Cessar de ter; deixar de sentir.

Acho que a sensação de perda é a pior sensação que existe. O fato de em uma hora pra outra você perder alguém ou alguma coisa deixa você sem saber o que fazer. No segundo caso, nas percas materiais o sentimento é de indignação (não muito diferente do primeiro), e se você for ligado àquele bem, pronto, danou-se. A raiva demora a passar. No segundo caso as coisas são um tanto mais complicadas, o sentimento é pior, a dor é pior, a raiva é pior.

Nos relacionamentos "amorosos" quando perdemos alguém a gente fica sem rumo, parece que nos tiram o chão e você quase que não consegue imaginar como tudo vai ser daqui pra frente, você fica irracional ao ponto de não poder pensar "vou ficar da mesma maneira que estava antes de conhecer essa pessoa", você tenta pensar em todas as maneiras de consegui-la de volta e faz até a loucura de prometer ser o que ela quiser se você tiver ela de volta. É, só que nesses casos o tempo de dor, de sofrimento dura o tempo necessário para você amadurecer e encontrar outra pessoa, alguém que vai chegar e curar tudo isso, alguém que vai fazer você rir de quando lembrar do passado e talvez te fará bem mais feliz. Diferente de outros casos. A minha pior perda, junto com a da minha tia, foi a do meu pai. Todo mundo sabe que não adianta a gente falar o quando dói, é uma questão empirista, infelizmente.

Meu pai é o maior exemplo de pessoa humana que eu tenho e sempre vou ter. É disparado a pessoa mais pura, mais adimirável e mais honesta que já existiu. Ah, se eu pudesse ser um pouco do que ele foi. Minha tia era minha segunda mãe. Era na casa dela que eu encontrava o carinho que só aqui do lado da minha mãe eu tenho. Ela me divertia como ninguém, apoiava meus paquerinhas, fazia comidas deliciosas, fazia uma festa mesmo sem bolo em todos os meus aniversários e se fazia presente em todos os momentos da minha vida.

As lembranças que eu tenho deles não são suficientes e a sensação de querer um abraço dela ou simplesmente querer entregar a toalha pra ele tomar banho e não poder é indescritível. Você tem a sensação de que poderia ter aproveitado mais, que podia ter dado um abraço a mais, podia ter feito um carinho a mais. A diferença desse caso também é que, haja o que houver nunca haverá ninguém que possa substituir qualquer um deles, ninguém te fará mais feliz e nenhum exemplo será maior.
Nesse caso tem uma tal de saudade, que essa sim é pra sempre e sói mais do que tudo.

-
Bom próximas postagens vão ser mais alegres, é que me falaram sobre perda hoje e bateu uma saudade deles, tinha que postar aqui.
;*

3 comentários:

Kal-El disse...

Nossa, Manu.. profundíssimo.
Sobre perdas, já me senti como se tivesse perdido os poderes, mas não havia perdido; já perdi alguém que amava estando do lado dela; e já perdi pessoas queridas sem que a morte as tenha levado. Nunca perdi de verdade, efetivamente, apenas perdi não perdendo.
Portanto, não sei se a dor maior é a da saudade do que ainda não perdi ou a constatação de não ter mais o que ainda resta ao meu lado.
Acho que vc pôs o coração em palavras. Adorei a postagem. Bjus Bjus!

Anônimo disse...

Olha, essa onda de blog revela cada talento...
Parabéns Manu! "Pôr o coração em palavras", unir a razão ao sentimento, não é tarefa das mais fáceis, mas vc vem surpreendendo!
Que as perdas sirvam sempre de aprendizado e inspiração, para o blog e para a vida.

Milenna Nicoletti disse...

Nossa Manu, esse texto chega a passar uma insegurança quando se termina de ler. Tbm fico na dúvida quanto a perder algo que não se teve mas que poderia ter tido ou algo que sempre tive e que não tenho mais.
Adorei. Bjos